Todas as empresas desde as menores estão cada vez mais conscientes de que a diferença entre sucesso e fracasso está relacionada ao gerenciamento de competências de seus líderes e colaboradores. Este gerenciamento de competências beneficia tanto os colaboradores como a empresa, permitindo que novas oportunidades sejam criadas, tanto líderes, colaboradores e empresa crescem e se desenvolvem simultaneamente.
Para que uma empresa funcione e traga resultados é essencial ter excelência na sua atuação. E para que isso aconteça, oprimeiro passoé determinar quais são as competências necessárias para cada cargo, ou seja, definir o modelo de competências que será utilizado para avaliar os colaboradores com o objetivo central de identificar os pontos fracos que precisam ser desenvolvidos.
Uma vez que a empresa desenvolve colaboradores, está cuidando do seu principal ativo, pois é a partir deles que toda e qualquer operação será executada. O sucesso da empresa depende do êxito individual e coletivo de seus colaboradores.
Vamos pensar no modelo de competências como um roteiro do que precisa ser feito para que o profissional chegue onde tem que chegar, por diversas perspectivas, do cliente, da empesa do setor financeiro entre outras.
Quando utilizamos A RODA DAS COMPETÊNCIAS conquistamos os seguintes benefícios:
A diminuição do tempo de execução de diversos processos, uma vez que conta com profissionais alinhados com o objetivo da empresa.
Ressalta a perspectiva de crescimento mais transparente tanto para o colaborador quanto para a empresa, que resulta no aumento do engajamento.
Segurança do colaborador, por saber onde “está pisando”, o que está fazendo, porque está naquela posição e, principalmente, o que a empresa espera dele.
Excelência na entrega de resultados para a organização.
Com este indicador, você poderá refletir e alinhar juntamente com a sua equipe os objetivos individuais e da empresa. Dessa forma qualifica o profissional, otimiza os processos, maximiza resultados e diminui turnovers desnecessários dentro das áreas.
É importante ressaltar que trata-se de um material de autopercepção, sugiro que seja realizado em grupos para um maior aproveitamento uma vez que a troca de informações enriquece o processo de transformação.
Bom trabalho!
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Os resultados apresentados a seguir serão baseados na autopercepção e podem ser influenciados por uma autoimagem favorável ou desfavorável. Devemos considerar que outras pessoas podem vê-la de maneira diferente daquela que a mesma se vê.
Lembre-se que muitas das características descritas poderiam ser vantagens em algumas circunstâncias e desvantagens em outras. Portanto, não existe “certo” e/ou “errado”.
Você notará que uma característica pode constar como ponto forte em relação a uma competência, mas constará como ponto fraco quando considerada em relação a outra competência.
Cuidado para não enfatizar demasiadamente determinadas afirmações específicas. Em vez disso, considere o quadro geral e como seus resultados de avaliação se encaixam com suafunção expectativas pessoais de como gostaria de ser.
O MODELO DE COMPETÊNCIAS
Veja abaixo algumas das competências mais requisitadas dentro de muitas empresas:
1 - FOCO NO CLIENTE
Descrição da competência
Identificar necessidades e oportunidades para o cliente e promover para que estas cheguem até ele em primeira mão, visando mais lucros para empresa.
Explicação da competência
Pessoas com competência com foco no cliente percebem necessidades e oporunidades que podem ser implementadas no processo do atendimento ao cliente. Eles geram valor para o cliente e lucros para a empresa.
Características comportamentais numere de 1 a 10 e ao final informe a média
Realista ()
Necessidade de Liberdade ()
Tolerância a frustração ()
Multitarefa ()
Média: _____
2 - RESPEITO A DIVERSIDADE
Descrição da competência
Promover a inclusão de pessoas em determinado grupo social uma vez que o respeito é fundamental como forma de permitir e aceitar o outro.
Explicação da competência
Pessoas com competência respeito a diversidade possuem uma comunicação uniforme entre as pessoas, pois não julgam e consequentemente identificam melhores oportunidades para ambas as parte, também são mais criativas
Características comportamentais numere 1 a 10e ao final informe a média
Sociabilidade ()
Positividade com relação as pessoas ()
Adaptação cultural ()
Média: _____
3 - ADAPTÁVEL A MUDANÇA
Descrição da competência
Agir para apoiar a implementação eficaz de iniciativas de mudanças
Explicação da competência
Pessoas que demonstram esta competência lideram ativamente as mudanças, tanto pelas suas palavras quanto por suas ações. Elas obtêm o apoio daqueles que são afetados pelas Iniciativas de mudanças e assumem, pessoalmente, a responsabilidade de assegurar que as mudanças sejam implementadas com sucesso.
Características comportamentais numere de 1 a 10 e ao final informe a média
Realista ()
Necessidade de liberdade ()
Tolerância a frustração ()
Média: _____
4 - APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO
Descrição da competência
Busca de oportunidades para aperfeiçoamento dos atuais processos, sistemas e métodos para promover a credibilidade, qualidade e eficácia do trabalho.
Explicação da competência
Pessoas que demonstram esta competência são dedicadas ao aperfeiçoamento dos atuais processos de trabalho. Elas são disciplinadas e orientadas para os detalhes do seu próprio trabalho e procuram constantemente ajudar a aperfeiçoar a qualidade, eficiência e eficácia de processos de trabalho gerais e específicos. Elas encorajam outros a terem disciplina semelhante para alcançar um aperfeiçoamento contínuo.
Características comportamentais numere de 1 a 10 e ao final informe a média
Realista ()
Orientação para detalhes ()
Planejamento e organização ()
Necessidade de liberdade ()
Média: _____
5 - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
Descrição da competência
Organizar e planejar de maneira eficaz o trabalho de acordo com as necessidades organizacionais e a partir da definição de metas e previsão das necessidades e prioridades.
Explicação da competência
Pessoas que são competentes em planejar e organizar eficientemente administram o seu tempo e o dos outros. Lidam de forma eficiente com exigências múltiplas e prazos conflitantes. Identificam metas, desenvolvem planos, calculam espaços de tempo e monitoram o progresso.
Características comportamentais numere de 1 a 10 e ao final informe a média
Realista ()
Necessidade de liberdade ()
Tolerância a frustração ()
Média: _____
6 - VISÃO
Descrição da competência
Identificar metas de longo prazo e promover a implementação de ideias diferentes ou alternativas.
Explicação da competência
Pessoas com competência em Visão geram soluções criativas e estratégias que podem ser implementadas com sucesso. Elas pensam de maneira inovadora e apoiam esse mesmo pensamento nos outros. Desafiam e impulsionam a organização a aperfeiçoar e crescer constantemente.
Características comportamentais numere de 1 a 10 e ao final informe a média
Reflexivo ()
Realista ()
Ponderado, controlado ()
Assertividade ()
Autossuficiência ()
Ritmo de trabalho ()
Média: ____
7 - INTELIGÊNCIAL ORGANIZACIONAL
Descrição da competência
Identificar metas de longo prazo e promover a implementação de ideias diferentes ou alternativas.
Explicação da competência
Pessoas com competência em inteligência organizacional, são responsáveis pela satisfação das necessidades de clientes, funcionários, fornecedores e sócios. Geram soluções criativas e estratégias que podem ser implementadas com sucesso.Elas pensam de maneira inovadora e apoiam esse mesmo pensamento nos outros. Desafiam e impulsionam a organização a aperfeiçoar e crescer constantemente.
Características comportamentais numere de 1 a 10 e ao final informe a média
Observador ()
Otimista ()
Planejamento e organização ()
Orientado para resultados ()
Sociabilidade ()
Tolerância a crítica ()
Média: _____
8 - NEGOCIAÇÃO
Descrição da competência
Identificar as necessidades e os motivos de ambas as partes e empenhar-se por acordos mutuamente benéficos.
Explicação da competência
Pessoas que são competentes em negociações procuram soluções que beneficiem ambas as partes com ganhos mútuos. Elas tanto influenciam e convencem os outros de seus pontos de vista quanto ouvem atentamente. Alcançam acordos que são benéficos mutuamente sem fazer demasiadas concessões.
Características comportamentais numere de 1 a 10 e ao final informe a média
Assetividade ()
Necessidade de ser estimado ()
Positividade com relação as pessoas ()
Observador ()
Tolerância a frustração ()
Tolerância a crítica ()
Autocontrole ()
Média: ____
9 - COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Descrição da competência
Comunicação clara e eficaz com pessoas dentro e fora da organização.
Explicação da competência
Pessoas que são competentes na comunicação interpessoal ouvem de forma eficaz e desenvolvem empatia com outros. Elas são hábeis em articular claramente seus pensamentos e ideias, apresentam as informações de um modo direto e lógico, assegurando-se de que serão compreendidas. Elas compartilham informações com outros que irão aperfeiçoar o progresso geral do trabalho.
Características comportamentais numere de 1 a 10 e ao final informe a média
Sociabilidade ()
Assertividade ()
Autocontrole ()
Média: ____
10 - ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS
Descrição da competência
Desafiar elevar a organização e a si mesmo a conquistar resultados e ter excelência.
Explicação da competência
Pessoas que demonstram uma orientação para resultados estabelecem ou ajudam a estabelecer objetivos, contribuindo para a realização destes. Elas assumem responsabilidade pessoal pelo sucesso da organização e persistem, mesmo diante de obstáculos, em alcançar resultados.
Características comportamentais numere de 1 a 10 e ao final informe a média
Assertividade ()
Autosuficiência ()
Ritmo de trabalho ()
Realista ()
Tolerância a frustração ()
Média: ____
Após a finalização dessa avaliação, repasse para o gráfico em pizza. Escolha até 3 competência que deseja desenvolver ao longo do mês e promova 3 ações para cada competência no mínimo 3 repetições dentro do mês para se adquirir o conhecimento e a partir de 21 vezes para se tornar um hábito/comportamento instalado.
Insista!
Persista!
O desenvolvimento humano é algo permanente.
O trabalho mais desafiador e doloroso é a construção de si mesmo.
PANORAMA GERAL DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
ADAPTAÇÃO CULTURAL
Capacidade de se autoajustar a uma nova cultura ou comportamento diferente do nosso. Alguns em um tempo extremamente curto.
ACEITAÇÃO E CONTROLE
Capacidade de se autoajustar a uma nova cultura ou comportamento diferente do nosso. Alguns em um tempo extremamente curto.
ASSERTIVIDADE
Capacidade de expressar algo de maneira segura, sem hesitar no curso de novas ações ou comportamentos.
AUTOCONTROLE
Capacidade de dominar seus próprios impulsos, emoções. Trata-se de uma forma saudável de lidar com as emoções principalmente as negativas.
AUTOSSUFICIÊNCIA
Capacidade de viver e tomar decisões sem depender de ordem externas. Pessoa com autonomia em relação a própria vida.
BASEADO EM FATOS
Habilidade de argumentar mediante aquilo que se pode evidenciar por meio de material mensurável.
LÓGICO
Muito estruturado e sistemático em sua forma de pensar, muito eficiente e disciplinado com abordagem lógica.
MULTITAREFA
Você apreciará um pouco de variedade e mudança no ambiente de trabalho.
NECESSIDADE DE CONCLUSÃO DE TAREFA
Necessidade de concluir uma ação, ainda que está não tenha mais importância no decorrer do processo.
NECESSIDADE DE LIBERDADE
Necessidade de concluir uma ação, ainda que está não tenha mais importância no decorrer do processo.
NECESSIDADE DE RECONHECIMENTO
Capacidade de se autoajustar a uma nova cultura ou comportamento diferente do nosso. Alguns em um tempo extremamente curto.
NECESSIDADE DE SER ESTIMADO
Preocupado em agradar os outros, esforça-se para criar um acordo no qual todos ganhem, afim de satisfazer todas as partes.
OBSERVADOR
Você será capaz de ver as pessoas e as questões a partir de uma perspectiva mais ampla. Isso vai ajudá-lo a enquadrar as situações de maneira a fornecer uma base comum a todos.
ORIENTAÇÃO PARA DETALHES
Capacidade de observação, importância a detalhes e a precisão aos quais são a base de altos padrões e melhoramentos contínuos.
OTIMISMO
Capacidade de entender que há problema no mundo mas, conhece a si mesmo e as variáveis que controlam os o seu comportamento as suas emoções e limites. O otimismo traz confiança, positivismo e a esperança.
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
Capacidade de aplicar organização ao trabalho, facilidade em seguir os procedimentos e em autodisciplinar-se.
PONDERADO, CONTROLADO
Capacidade que demonstra equilíbrio entre o cuidado e o risco ao se comprometer com algo ou alguém.
REALISTA
Habilidade em equilibrar novas ideias compraticidade, evitando abstrações ou fantasias que possam intervir em sua conduta.
REFLEXIVO
Capacidade de expressar ponderação, serenidade.
RITMO DE TRABALHO
O seu ritmo de trabalho forte irá ajudá-lo eficazmente a promover esforço para mudanças.
SOCIABILIDADE
A sua natureza expansiva e social vai ajudá-lo a buscar oportunidades para conversar com os outros e dividir ideias e opiniões.
TOLERÂNCIA A CRÍTICA
Não sendo demasiadamente sensível às críticas, você deverá normalmente ser capaz de se manter objetivo e não permitir que sua resposta pessoal às questões influencie o seu julgamento nas negociações.
TOLERÂNCIA A FRUSTRAÇÃO
A sua personalidade, geralmente positiva e flexível, será um ativo à iniciativa para mudanças. Você será capazde se manter assertivo e maleávelmesmo sob circunstâncias adversas.
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